Festival da Canção 2019
O Festival RTP da Canção 2019 foi o 53.ª Festival RTP da Canção. A primeira semifinal aconteceu no dia 16 de fevereiro e a segunda teve lugar no dia 23 de fevereiro nos estúdios da RTP, em Lisboa, e a final no dia 2 de março, pela primeira vez no Portimão Arena, em Portimão.
A RTP convidou 14 compositores para que apresentassem uma canção original e inédita, sendo os compositores os responsáveis por definir os respetivos intérpretes, Contudo, as últimas duas vagas de compositores estiveram sujeitas a concursos: um dos lugares foi seleccionado através do programa de rádio “MasterClass” da Antena 1, dirigido a compositores e autores sem trabalhos publicados, O júri criado para este programa escolheu o compositor, que devia também apresentar a concurso uma canção original e inédita.
A última vaga resultou da abertura a candidaturas espontâneas de canções originais e inéditas com uma duração máxima de três minutos. E aqui puderam concorrer todos os cidadãos de nacionalidade portuguesa ou residentes em Portugal, tivessem ou não trabalhos publicados, o que inclui os portugueses que vivam fora do país, assim como os cidadãos dos PALOP ou de outras nacionalidades que residam em Portugal. Foi constituído um júri para as avaliar, sendo o concorrente vencedor convidado a apresentá-la a concurso no Festival da Canção 2019.
Assim, foram convidados pela RTP os 16 artistas seguintes:
1.ª semifinal – 16 de fevereiro:
. Calema – A Dois
. Conan Osíris – Telemóveis
. Ana Cláudia – Inércia
. João Campos – É O Que É
. Filipe Keil – Hoje (Pelo concurso de livre submissão pública)
. Ela Limão – Mais Brilhante Que Mil Sóis
. Soraia Tavares – O Meu Sonho
. Matay – Perfeito
2.ª semifinal – 23 de fevereiro:
. Lara Laquiz – O Lugar
. Madrepaz – Mundo A Mudar
. Mariana Bragada – Mar Doce (programa “MasterClass”)
. Dan Riverman – Lava
. NBC – Igual A Ti
. Mila Dores – Debaixo Do Luar
. Marlon – O Jantar
. Surma – Pugna
Os quatro milhões de visualizações da canção Telemóveis, de Conan Osíris, converteram-se em pontos. O artista Tiago Miranda venceu a 53.ª edição do Festival da Canção e estará em Telavive, Israel, no dia 14 de maio.
As oito canções na final em competição foram, por ordem de atuação: A Dois (composta e interpretada por Calema), Mar Doce (Mariana Bragada), Perfeito (composta por Tiago Machado e interpretada por Matay), Pugna (Surma), Igual a Ti (NBC), Mundo a Mudar (Frankie Chavez/Madrepaz), Telemóveis (Conan Osíris) e Inércia (D'Alva/Ana Cláudia).
Classificação Final
1º lugar - Conan Osiris - 'Telemóveis' (Conan Osiris)
2º lugar - NBC - 'Igual a Ti' (NBC)
3º lugar - Matay - 'Perfeito' (Tiago Machado e Boss AC)
4º lugar - Madrepaz - 'Mundo a Mudar' (Frankie Chavez)
5º lugar - Surma - 'Pugna' (Surma e Tiago Félix)
6º lugar - Calema - 'A Dois' (Calema e Nelson Heleno)
7º lugar - Mariana Bragada - 'Mar Doce' (Mariana Bragada)
8º lugar - Ana Cláudia - 'Inércia' (Alex D'Alva Teixeira e Ben Monteiro)